Origem da Astrologia

As primeiras cartas estelares do Egito  datam de cerca de  4 200 a.C. e, embora sejam astronômicas, não se pode afirmar que houvesse dist...


As primeiras cartas estelares do Egito  datam de cerca de  4 200 a.C. e, embora sejam astronômicas, não se pode afirmar que houvesse distinção, àquela época, entre astronomia e astrologia, sendo o Egito dos Faraós uma Teocracia.

Alguns historiadores afirmam que a astrologia surgiu na Suméria, por volta do IV milênio a.C., por este motivo, durante muitos séculos, na Europa, os astrólogos foram chamados de caldeus, uma antiga referências foi encontrada em Nínive (Babilônia), na biblioteca de Assurbanipal, no entanto, a observação do céu à procura de presságios pode ser bem anterior, naqujela região de clima imprevisível, onde as cheias dos rios Tigre e Eufrates não obedeciam um ritmo anual como as do Nilo.

Recentemente, tem-se discutido a possibilidade de ser outra a origem da astrologia: a civilização do Vale do Indo, ou harapana, em comum, essas duas civilizações compartilham a ênfase no papel das estrelas, e do movimento do Sol e da Lua.

Em Harappa teria se originado o conceito de nakshatra (em sânscrito, "os imortais"), manazil (árabe) ou mansão lunar, o que mais tarde daria origem ao zodíaco.

Em ambas regiões o Sol causticante não é, como na fria Europa, o doador da vida, e sim a Lua, com as marés que provoca no mundo físico e nos seres vivos, portanto, os nakshatras mediam a passagem da Lua pelo céu, sendo cada um destes asterismos a medida de arco média percorrida pela Lua em um dia.

Os sacerdotes caldeus nos legaram a primeira noção de zodíaco, ao observar que o Sol e a Lua cruzavam sempre as mesmas constelações dentro de uma faixa celeste que chamaram de Caminho de Anu, contra o fundo de estrelas fixas, cinco estrelas errantes se moviam, os planetas, e seu caminho também se restringia ao espaço delimitado no céu pelo movimento aparente do Sol, a eclíptica, as eclipses alias, eram, um dos mais importantes presságios para todos os povos antigos.

As previsões serviam como um guia para a agricultura, as cheias dos rios e outros fenômenos naturais, sendo depois estendidas para catástrofes decorrentes de ação humana, como guerras. Fragmentos de documentos do reinado de Sargão da Acádia, (2 870 a.C.) mostram que as previsões eram feitas com base no movimento do Sol e da Lua, dos planetas, de cometas, meteoros e outros fenômenos, mesmo as condições atmosféricas ao começo do dia, que possivelmente era medido a partir do pôr do sol, indicavam como seria o dia seguinte, se esse dia era o primeiro do mês lunar, as previsões se estendiam para o mês, se era o primeiro do ano (medido pelo nascimento ou ocaso heliacal de determinada estrela), valiam para o ano.

Do tempo do rei assírio Assurbanipal (século VII a.C.) são as mais antigas efemérides escritas que nos chegaram. Isto mostra que, à época, o conhecimento dos ciclos dos planetas era suficiente para permitir elaborar tábuas de seu movimento.

A astrologia babilônica se dedicava a prever eventos que influenciavam a vida coletiva, através de seu efeito sobre o rei, que personificava o bem-estar do reino, após a queda de Alexandria é que a astrologia começou a estudar o homem; o horóscopo mais antigo para uma pessoa data de 20/04/409 a.C..

No Egito surgiu Hermes Trimegisto que, afirmam alguns, é o escritor de um livro, Kaibalion, onde estão os "7 princípios do universo e da Astrologia".

Na Grécia foi fundada, por volta de 640 a.C., uma escola onde se ensinava astrologia. Aristóteles difundiu a idéia dos quatro elementos - água, fogo, ar e terra - influenciando o comportamento, Hiparco  descobriu a precessão dos equinócios e Ptolomeu  apresentou em livros muito do que se sabe das bases principais da astrologia, são figuras importantes, que usavam a astrologia principalmente para reis e países.

Em Roma a astrologia era consultada pelo povo e por reis e rainhas, inclusive o Imperador Augusto cunhou moedas com o seu signo, e Tibério estudava o mapa astrológico dos seus rivais. A decadência do Império Romano significou a decadência da cultura legada da Grécia e do Oriente, a astrologia caiu para um estado de superstição, fato que levou a Igreja Católica a condená-la, ignorando as referências astrológicas no Evangelho de Lucas - os reis magos - e no Apocalipse.

COMMENTS

Nome

ação,24,animação,1,arte,110,arte visual,35,Artistas,13,aventura,25,Berlim,6,Biografia,81,Cannes,7,CerimoniadoOscar,10,Cidadania,10,clássico,33,comédia,26,comportamento,7,culturapop,23,Desenhistas,17,Diretores,10,documentario,5,drama,142,Ecologia,1,Editorial,9,escritores,29,esporte,9,Festivais,7,ficção científica,9,Filme Estrangeiro,8,filmes,241,filosofos,6,Fotografia,10,Games,4,Gramado,16,guerra,11,light,19,livros,1,Melhor Ator,23,Melhor Ator Coadjuvante,27,Melhor Atriz,32,Melhor Atriz Coadjuvante,20,Melhor Diretor,39,Melhor Roteiro Adaptado,26,Melhor Roteiro Original,21,Montreal,11,musical,13,nacional,15,Oscar,131,Polêmicos,12,policial,29,Política,4,Poster,8,Premiados,178,romance,12,roteiristas,2,Sán Sebastian,5,saude,3,Signos,1,sociedade,2,Sundance,3,suspense,11,terror,3,TOP 100,35,Veneza,8,western,6,
ltr
item
CultSpot - Magazine Digital: Origem da Astrologia
Origem da Astrologia
http://3.bp.blogspot.com/-_rMgT3bC2nw/Uxj95VxeqTI/AAAAAAAAC58/cqeMELearGE/s1600/astrologia.jpeg
http://3.bp.blogspot.com/-_rMgT3bC2nw/Uxj95VxeqTI/AAAAAAAAC58/cqeMELearGE/s72-c/astrologia.jpeg
CultSpot - Magazine Digital
https://www.cultspot.net/2009/10/origem-da-astrologia.html
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/2009/10/origem-da-astrologia.html
true
6515622641582720076
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy