Arte Marcial o caminho da disciplina

Técnicas de solo. As ‘Artes marciais’ são disciplinas físicas e mentais, que tem como objetivo o desenvolvimento de seus praticantes para qu...


Técnicas de solo.

As ‘Artes marciais’ são disciplinas físicas e mentais, que tem como objetivo o desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas. São sistemas para treinamento de combate, normalmente sem o uso de armas de fogo ou de outros equipamentos modernos.
As artes marciais não são briga de rua (a violência pela violência), a organização de suas técnicas num sistema coerente de combate aliando o desenvolvimento físico, mental e espiritual como a prática de exercícios, leva o praticante a outro nível de autoconhecimento e autocontrole.
Entre as diversas modalidades de artes marciais destacamos algumas:
‘Judô’ ou ‘Caminho da suavidade’ foi criado por Jigoro Kano em 1882 e teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois ele conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jiujutsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única técnica.
O traje utilizado é o keikogi, que no judô recebe o nome de judogui, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogui é composto pelo casaco (Wagui), pela calça (Shitabaki) e pela faixa (obi).
O Judô utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Segundo o próprio mestre Kano: "É arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual".
‘Jiu-jitsu’ ou ‘jiujutsu’ utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. Basicamente, no jujitsu, usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta, fazendo-o desmaiar ou podendo mesmo chegar a quebrar uma articulação.
‘Jiu-jítsu brasileiro’ estilo de ‘jiu-jítsu Kodokan Ju jutsu’ desenvolvido pelos Gracie, no início do século XX. Apesar de o nome ser jiu-jítsu, na verdade, a modalidade foi desenvolvida como especialização e ênfase das técnicas de solo e controle, ne waza e katame waza, e com menos ênfase às técnicas de luta executadas de pé, tate waza, por não serem o foco principal da modalidade, os golpes de ate waza acabam tendo papel coadjuvante ou intermediário para a execução de um golpe final de submissão do adversário.
O criador do estilo foi, em princípio, Carlos Gracie, que adaptou o Jiu-Jítsu de Mitsuyo Maeda (Kodokan Ju Jutsu) com ênfase à luta de solo, visto que seu porte físico o colocava em desvantagem contra adversários de maior porte, partindo do princípio que numa luta de solo, projeções ou mesmo chutes e socos não são eficientes, mas alavancas, sim, o porte físico torna-se indiferente, ou seja, aquele que tiver melhor técnica terá a vantagem.
O jiu-jítsu brasileiro após ter comprovado seu sucesso em competições tornou-se o cerne da modalidade de artes marciais mistas (MMA).
O ‘Aikido’ foi criado pelo mestre Morihei Ueshiba, aproximadamente entre 1930 e 1960. O objetivo de Ueshiba era criar uma arte em que os seus praticantes pudessem se defender a partir do ataque adversário.
Através da combinação dos movimentos do atacante, o aikidoka redireciona a força do adversário, ao invés de combatê-lo diretamente; este tipo de movimento não requer força física, uma vez que o aikidoka conduz o impulso do atacante dando entrada ao ataque a partir da transformação dos movimentos do rival. A técnica de combate é complementada com várias projeções, torções e contusões.
‘Qinna’: As técnicas empregadas no Qinna são de imobilização e controle do oponente, aplicando golpes direcionados em pontos específicos de pressão e distensão das articulações, tendões e músculos, no intuito de imobilizar o adversário, ou fazendo que o mesmo desista de prosseguir no ataque.
Os golpes vão desde o simples agarramento até projeções, arremessando o adversário. Sendo que as técnicas estão relacionadas não somente com o controle do adversário, mas em controlá-lo por intermédio do uso das linhas nas quais fluem a energia corporal, ou chi.
‘Glíma’ é uma luta tradicional da Islândia, criada pelos ‘vikings’, e disputada como esporte de combate. A doutrina da Glíma gira em torno de técnicas, que formam o treinamento básico com aproximadamente cinquenta maneiras de executar um arremesso ou derrubar o oponente.
Cada um dos lutadores veste um tipo especial de cinto e faixas em cada uma das coxas, que se ligam ao cinto através de tiras verticais. O lutador de Glíma tenta derrubar e arremessar o seu oponente e aquele que for arremessado pode tentar, ao cair, manter-se equilibrado sobre seus pés ou suas mãos, para não sofrer a queda. A vitória é obtida apenas quando um dos lutadores toca o solo com qualquer área do corpo entre o cotovelo e o joelho.
Os lutadores de Glima devem ficar eretos e movimentar em torno um do outro, no sentido horário, criando a oportunidades para ataque e defesa, se prevenindo do xeque; também não é permitido cair sobre o oponente ou empurrá-lo e cada lutador deve manter seu olhar por cima dos ombros do oponente; o combate se dá através do toque e do tato, e não da visão.
O código de honra que cerca a Glíma é chamado de drengskapur, e pauta pela justiça, respeito e atenção com a segurança dos companheiros.
‘Hapkido’: É arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento, respiração, além de englobar técnicas com diversas armas como: bastões, espadas, bengalas, facas, leques, também é repassado aos seus praticantes a auto defesa com qualquer objeto disponível.
 ‘Wrestling’: O termo wrestling foi originado por volta de 1100 d.C, talvez seja a palavra mais antiga da língua inglesa para descrever o combate corpo-a-corpo. O wrestling utiliza técnicas de agarramento como à luta em clinch, arremessos e quedas, chaves, pinos e outros golpes do grappling. Há uma grande variedade de estilos, com diferentes regras tanto nos estilos tradicionais, quanto nos estilos modernos, muitas técnicas de luta foram incorporadas, bem como sistemas militares de combate.
O wrestling é dividido em duas categorias: as disciplinas de luta internacional e as disciplinas de luta tradicional. Há cinco disciplinas de luta internacional reconhecidas atualmente em todo o mundo, estas disciplinas são: luta greco-romana, o Freestyle wrestling, grappling, beach wrestling e sambo.
O ‘Sambo’ originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independente, por Vasili Oshchepkov e Viktor Spiridonov, técnicas estas com o mesmo nome (sambo), porém com estilos diferentes.
O estilo proposto por Spiridonov possuía raízes no boxe, no savate, na luta olímpica (greco-romana e a luta livre), lutas eslavas, aikijujutsu japonês e principalmente Shuai Jiao. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao sambo.
As influências de Oshchepkov eram o: tenjin shin'yo-ryu e o kito-ryu (escolas da linha aikijujutsu) e judô. O estilo proposto por Oshchepkov é o que mais se assemelha ao sambo atual.
Oshchepkov foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos imposto pelo regime de Stalin.
Anatoly Kharlampiev, aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, agregando as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da extinta URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambo contemporâneo, mas não existe consenso com relação a está questão.
‘Greco-romana’: No estilo greco-romano, é proibido segurar o oponente abaixo da cintura, fazer trips, e utilizar ativamente as pernas na execução de qualquer ação. Recentes mudanças de regras na greco-romana aumentaram as oportunidades para dar maior ênfase à explosão e arremessos de "grande amplitude".
‘Freestyle wrestling’ é uma disciplina, tanto para homens quanto para mulheres. Este estilo permite o uso das pernas do lutador ou do adversário no ataque e na defesa. O Freestyle wrestling tem suas origens no catch-as-catch-can e a principal condição de vitória neste estilo, consiste em fazer o lutador jogar e imobilizar o adversário no tatame.
‘Grappling’ consiste em controlar o oponente sem usar golpes. Começa a partir de uma posição de pé ou no chão depois de uma derrubada, e o objetivo é fazer com que o adversário seja submetido através da utilização de técnicas de imobilização, tais como chaves. O grappling desempenha um papel importante na prática do MMA e pode ser usado como uma técnica de defesa pessoal.
O ‘Beach Wrestling’ é uma luta em pé, feita por lutadores, homens ou mulheres, dentro de um círculo cheio de areia medindo 6 metros (20 pés) de diâmetro, com apenas duas categorias de peso, leves e pesados. O objetivo é arremessar o oponente ou pegar o adversário pelas costas. Os lutadores usam trajes de banho, em vez de uniformes especiais de luta, também podem usar shorts esportivos ou de lycra.
Exemplos de estilos de luta tradicional incluem:
O ‘Catch Wrestling’ é um estilo tradicional de luta que tem várias origens, os mais famosos são os estilos tradicionais da Europa como "collar-and-elbow", catch-as-catch-can, entre outros, além do jiujutsu e Shuai jiao (asiáticos).
‘Shuai jiao’ é um estilo de luta livre tradicional originado na China há mais de quatro mil anos, apresentando técnicas de projeções e quedas seguidos de golpes traumáticos. Acredita-se que o shuai jiao tenha sido criado pelo lendário Jakus-Shu, e chegou à China através da Mongólia e como todos os sistemas de luta chinesa, originariamente não tinha regras específicas, levando eventualmente os combatentes à morte.
Hoje no ocidente as diversas práticas marciais estão vinculadas à defesa pessoal, situação distinta se compararmos com o Oriente, onde estão integradas a um sistema filosófico, que tem como premissa preparar o praticante física e espiritualmente, criando uma consciência da inutilidade de viver competindo, assim, o conhecimento adquirido com a ‘arte marcial’ deve ser utilizado para defender quem não tem o mesmo preparo físico.

COMMENTS

Nome

ação,24,animação,1,arte,110,arte visual,35,Artistas,13,aventura,25,Berlim,6,Biografia,81,Cannes,7,CerimoniadoOscar,10,Cidadania,10,clássico,33,comédia,26,comportamento,7,culturapop,23,Desenhistas,17,Diretores,10,documentario,5,drama,142,Ecologia,1,Editorial,9,escritores,29,esporte,9,Festivais,7,ficção científica,9,Filme Estrangeiro,8,filmes,241,filosofos,6,Fotografia,10,Games,4,Gramado,16,guerra,11,light,19,livros,1,Melhor Ator,23,Melhor Ator Coadjuvante,27,Melhor Atriz,32,Melhor Atriz Coadjuvante,20,Melhor Diretor,39,Melhor Roteiro Adaptado,26,Melhor Roteiro Original,21,Montreal,11,musical,13,nacional,15,Oscar,131,Polêmicos,12,policial,29,Política,4,Poster,8,Premiados,178,romance,12,roteiristas,2,Sán Sebastian,5,saude,3,Signos,1,sociedade,2,Sundance,3,suspense,11,terror,3,TOP 100,35,Veneza,8,western,6,
ltr
item
CultSpot - Magazine Digital: Arte Marcial o caminho da disciplina
Arte Marcial o caminho da disciplina
http://3.bp.blogspot.com/-8NKsdJJXy_E/UxtMMTzY2FI/AAAAAAAAC-c/WE_8htdUzY4/s1600/tecnicadesolo.gif
http://3.bp.blogspot.com/-8NKsdJJXy_E/UxtMMTzY2FI/AAAAAAAAC-c/WE_8htdUzY4/s72-c/tecnicadesolo.gif
CultSpot - Magazine Digital
https://www.cultspot.net/2013/11/arte-marcial-o-caminho-da-disciplina.html
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/2013/11/arte-marcial-o-caminho-da-disciplina.html
true
6515622641582720076
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy