Atletismo

O atletismo é um conjunto de esportes composto por: Corrida, Arremesso e Salto. De modo geral o atletismo é praticado em ambientes fec...


O atletismo é um conjunto de esportes composto por:

Corrida, Arremesso e Salto.
De modo geral o atletismo é praticado em ambientes fechados - com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo (cross country).
A origem do atletismo é incerta, embora se tenha certeza que ele já era praticado entre os gregos antigos.
As competições mais importantes da olímpiada grega antiga eram as corridas; desde os primeiros jogos olímpicos da era moderna, o atletismo faz parte do programa olímpico.
A entidade que organiza o atletismo é a IAAF (International Association of Athletics Federations), existe também a organização voluntária que congrega os indivíduos devotados à história e estatística do atletismo: a ATFS (Association of Track and Field Statisticians).

Corridas:

As corridas são, em certo sentido, as formas de expressão atlética mais pura. Embora exista alguma estratégia e técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta, considerando-se a distância.
As corridas dividem-se em:
Curta distância, que nas competições oficiais vão até os 400 metros;
média distância (800 metros e 1500 metros);
longa distância (5000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 100 quilômetros).
Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos colocadas no percurso.
Nas corridas de curta distância, a explosão muscular na largada é determinante no resultado obtido pelo atleta, por isso, existe um posicionamento todo especial para a largada, que consiste em apoiar os pés sobre um bloco fixado na pista e apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão.
Nas provas mais longas a largada não tem um papel tão decisivo, e os atletas costumam sair para a corrida em uma posição mais natural, em pé.

Maratona:

Maratona é a corrida que reproduz a distância que teria percorrido (segunda a lenda), um soldado grego, para anunciar que os helenos haviam vencido uma batalha contra os persas, na planície de Maratona até a cidade de Atenas.
A maratona é a prova que envolve grande resistência física, sendo seu percurso atualmente estabelecido em 42 quilômetros e 195 metros.

Atletismo indoor:

São provas realizadas dentro de estádios fechados, utilizando apenas quatro pistas onde as distâncias das provas são menores, em vez dos 100 metros, disputam-se corridas de 50, 55 ou 60 metros.

A pista:

A pista de corrida normalmente contém 8 raias - cada uma com 1 metro e 25 centímetros, deste modo, a largura da pista é de no mínimo 10 metros, com algum espaço além das raias interna e externa.
Uma pista oficial de atletismo é constituída de duas retas e duas curvas, possuindo raias concêntricas; tem o comprimento de 400 metros na raia interna, sendo a raia externa mais longa, mas não superior a 500 metros.
Nas corridas de curta distância, os atletas devem permanecer nas raias a partir das quais largaram, nas corridas de média e longa distância, os atletas não precisam correr nas raias, e geralmente se encaminham para a raia mais interior, evitando percorrer distâncias maiores.
As barreiras têm cerca de 1 metro, nas competições para homens, e cerca de 80 centímetros, nas competições para mulheres, se o atleta derrubar as barreiras enquanto corre, não é desclassificado - conquanto perca tempo substancial - as corridas com barreiras normalmente têm 10 obstáculos.

100 metros rasos:

Os 100 metros rasos é considerado a prova mais nobre do atletismo. Um atleta dá 45 passadas no percurso e cruza a linha de chegada a 36 km/h.
Um homem comum faria a prova com 50 passadas e numa velocidade de 22,5 km/h, treinado para responder ao disparo do tiro de partida, um velocista campeão gasta em média dezoito centésimos de segundo para dar início a sua corrida. Os atletas inspiram na largada, expiram e inspiram novamente na marca dos 100 metros e expiram novamente só no fim da corrida.
No primeiro movimento o atleta já avança cinco metros, é a primeira demonstração de explosão muscular, as passadas iniciais medem 1,60. O campeão atinge sua velocidade máxima (43 km/h) aos 35 metros de corrida, quando a extensão das passadas para 2,10 metros e consegue mantê-la até os setenta metros, um atleta comum já terá alcançado a velocidade máxima (27 km/h) na altura dos 25 metros de prova e começa a desacelerar a cinquenta metros do final da competição (o corpo humano não resiste mais do que seis segundos trabalhando a plena carga). A chegada é dada com o atleta freando.
No caso de uma chegada embolada, os juízes irão observar a posição dos ombros ou do torso do atleta para determinar o vencedor. Pernas e braços não são levadas em conta.

Nessa prova, os atletas calçam sapatilhas que são tão leves quanto as de balé e pesam 170 gramas cada. As solas tem pregos de comprimento máximo fixado e a espessura do solado não pode ultrapassar treze milímetros.

Primeiro abaixo de 10s:

Em 1968, o americano Jim Haines foi o primeiro homem a fazer os 100 metros rasos em menos de 10 segundos, baixando a marca da prova para 9s95.

Marcha Atlética:

Na marcha atlética, o pé que avança deve estar em contato com o solo antes que o pé de trás levante. O joelho não pode ser flexionado. Para que isso aconteca, há um verdadeiro trabalho de rotação dos quadris. A distância das provas é de 20 a 50 km para os homens e 10 km para as mulheres.

Arremesso:

As modalidades oficiais de arremesso envolvem o arremesso de:
Peso,
Martelo,
Disco e Dardo.
O arremesso de peso consiste no arremesso de uma esfera metálica que pesa pesa 7.26 kg para os homens (adultos) e 4 kg para as mulheres. O martelo é similar a essa esfera, mas possui um cabo - o que permite imprimir momento linear à esfera e assim atingir uma distância maior. Já o disco é um pouco mais leve, pesando 1 kg para as mulheres e 2 kg para os homens. O dardo pesa 600 gramas para as mulheres e 800 gramas para os homens.
Os arremessos são feitos dentro de áreas limitadas - um círculo demarcado no solo para os arremessos de peso, martelo e disco, e antes de uma linha demarcada no solo para o arremesso de dardo. A partir dessas marcas é que é contada a distância do arremesso.
Normalmente as competições envolvem várias tentativas por partes dos atletas, que aproveitam as melhores marcas obtidas nessas tentativas. As competições de arremesso normalmente são praticadas no espaço interior à pista das corridas.

Salto:

As provas de salto podem ser dividas em provas de salto vertical e de salto horizontal. Dentre as provas de salto vertical, temos o salto em altura e o salto com vara.
As provas de salto horizontal envolvem o salto em distância e o salto triplo. Os atletas tomam impulso numa pequena pista, objetivando maior distância no salto.
O salto em altura, que tem por objetivo ultrapassar uma barra horizontal, é feito mediante tentativas: o atleta estabelece uma altura que julga ser possível pular, solicita que a barra seja colocada nessa altura e tem algumas chances para ultrapassar essa altura, se conseguir, deve elevar a barra alguns centímetros, e tem novas tentativas. indo gradualmente até seu limite que será sua marca.
O salto com vara funciona do mesmo modo e em ambos os casos, há um colchão para a queda do atleta atrás das barras a serem superadas. No salto em distância e o salto triplo, horizontais, o atleta faz sua aterrissagem numa caixa de areia. Há uma marca na pista que indica o limite máximo de corrida antes do salto; caso o atleta ultrapasse ou encoste nessa marca, terá queimado e perderá a tentativa, caso tenha saltado antes da marca, a distância dessa marca até o local onde aterrisou é a distância obtida.
É importante destacar que vale o ponto de aterrissagem mais próximo à marca de salto; se o atleta, por exemplo, depois de cair apoiar a mão num ponto qualquer da caixa de areia, anterior ao local onde caiu, será marcada a distância até esse ponto.

Modalidades Combinadas:

Algumas competições esportivas envolvem uma combinação de várias modalidades, no intuito de consagrar uma atleta mais completo.
As competições oficiais do decatlo (para os homens) e do heptatlo (para as mulheres) combinam:
Corridas, saltos e arremessos.
Os atletas pontuam de acordo com suas colocações nos eventos individuais, e esses pontos podem ser somados para definir o vencedor.

COMMENTS

Nome

ação,24,animação,1,arte,110,arte visual,35,Artistas,13,aventura,25,Berlim,6,Biografia,81,Cannes,7,CerimoniadoOscar,10,Cidadania,10,clássico,33,comédia,26,comportamento,7,culturapop,23,Desenhistas,17,Diretores,10,documentario,5,drama,142,Ecologia,1,Editorial,9,escritores,29,esporte,9,Festivais,7,ficção científica,9,Filme Estrangeiro,8,filmes,241,filosofos,6,Fotografia,10,Games,4,Gramado,16,guerra,11,light,19,livros,1,Melhor Ator,23,Melhor Ator Coadjuvante,27,Melhor Atriz,32,Melhor Atriz Coadjuvante,20,Melhor Diretor,39,Melhor Roteiro Adaptado,26,Melhor Roteiro Original,21,Montreal,11,musical,13,nacional,15,Oscar,131,Polêmicos,12,policial,29,Política,4,Poster,8,Premiados,178,romance,12,roteiristas,2,Sán Sebastian,5,saude,3,Signos,1,sociedade,2,Sundance,3,suspense,11,terror,3,TOP 100,35,Veneza,8,western,6,
ltr
item
CultSpot - Magazine Digital: Atletismo
Atletismo
http://3.bp.blogspot.com/-mbayz-MjyxQ/VGsabIrAIPI/AAAAAAAAGDM/s23F1r7ov_Y/s1600/atletismo.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-mbayz-MjyxQ/VGsabIrAIPI/AAAAAAAAGDM/s23F1r7ov_Y/s72-c/atletismo.jpg
CultSpot - Magazine Digital
https://www.cultspot.net/2014/01/atletismo.html
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/2014/01/atletismo.html
true
6515622641582720076
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy