Neo-realismo

O neo-realismo foi mais que uma vertente artística do pós guerra do Século XX, porque carregava uma carga ideológica de esquerda, com ramifi...


O neo-realismo foi mais que uma vertente artística do pós guerra do Século XX, porque carregava uma carga ideológica de esquerda, com ramificações em quase todas as manifestações artisticas (literatura, pintura, música), atingindo o seu apogeu máximo no Cinema neo-realista, notadamente o Italiano.

O cinema neo-realista italiano, tinha como características comum entre seus realizadores uma ideologia para a estética para o conteúdo de caráter socio- político, criando assim um "estilo". A Itália do final da Segunda Grande Guerra, em meio ao processo de "depuração" do regime fascista e toda sua propaganda, da inicio a uma nova concepção estético-ideológica levando para as telas a representação objetiva da realidade social como forma de engajamento político. O período mais produtivo - apesar de minimo, ocorreu entre1945 e 1948.

O Neo-Realismo é fruto da decadência do regime fascista ( 1922 a 1945 ), seria impossivel o neo-realimo coexistir com o fascismo, numa nação onde todos ou a grande maioria estava vestida de preto vivendo um estado de catarse coletiva, defendendo uma doutrina de excessão, esta porém é a marca de todo regime ditatorial e o neo-realismo não se limitava apenas a contar historias de herois comuns, mas levar para as telas todas as transformações de aspecto político-social, fazendo do cinema algo maior que um projeto estético, enquanto oFascismo , além de um fenômeno político, trazia consigo uma ideologia estética profundamente fincada em seus valores morais e sociais equivocados e explixitamente racista.

Antes do neo-realimo a sociedade era representada  sob a ótica moralista/positivista, adequada à legitimação do regime. A conseqüência direta deste modo de representar o mundo foi a produção em larga escala de filmes melodramáticos, épicos, romanceados, construindo na tela uma realidade 'ideal', muito distante do cotidiano da sociedade.

Um dos objetivos do Neo-Realista, seria a aproximação da realidade do povo, contrapondo com a falsa imagem da sociedade perfeita do fascismo; os neo-realistas queriam apresentar a realidade e não representar a realidade, queriam fazer um registro da vida das pessoas, no momento atual, contemporâneo, não interessava falar do passado ou das tragédias burguesas, o trabalho do cineasta seria filmar o gueto, a vila, as ruas cheias de gente, o centro da cidade, esse comprometimento com o "a verdade" fez com que essa geração fosse identificada pelos críticos Pietrangeli e Barbaro de Verismo (dedicado à verità).

Luchino Visconti, com "Ossessione", de 1942, lança as bases do movimento, adaptando o romance "The Postman Always Rings Twice" de James Cain, retratando um país cheio de contrastes, destoando da forma estilizada dominante, abalando os censores que, mesmo tendo aprovado o roteiro, engavetam o projeto, até que o próprio Duce tivesse visto!

Roberto Rossellini, durante a guerra — no front — filma "Roma, Città Aperta" (1945), inserindo registros de combates com à dramatização. Feito de forma clandestina, o filme é o limiar entre encenação e documentário, sendo um retratodos ultimos moemntols do regime. No ano seguinte,Rossellini roda " Paisà", cujo episódios acompanham o trajeto dos "libertadores", do sul para o norte, mostrando a convivência, conflitos e choques inevitáveis entre italianos e aliados.

Em "Germania, Anno Zero" (1947), Rosselini visita a Alemanha derrotada e destruida, expondo uma realidade muito semelhante à da Itália. Submetidos novamente a uma ocupação, a restrições e privações de toda sorte, os alemães violam os valores éticos mais primários por causa da fome, e Rossellini espelha neles a própria crise italiana.

A "base teórica" do movimento neo-realista deve muito ainda a Cesare Zavattini, que adaptou e roteirizou vários filmes entre eles:

"I Bambini Ci Guardano" - 1944,

"Sciuscià" - 1946,

"Ladri di Biciclette"- 1948

 "Umberto D." - 1952,

e ao produtor/diretor Giuseppe Amato, que saiu da produção ativa do período fascista para patrocinar as  ousadas experiências da geração Neo-Realista.

Vittorio DeSica é o grande nome do movimento Neo-Realista produzindo uma das obras mais expressivas e emblemáticas:

"Ladri di Biciclette"- 1948, é revestido com os principais elementos do neo-realismo:

    a representação dos problemas sociais,
    as criançasem cena ,
    atores iniciantes ou desconhecidos,
    a ambientação 'in loco',
    ausência de apelos técnicos ou dramatúrgicos,
    intenso conflito na trama.

DeSica de forma brilhante, poetica e crua, narra a historia de um homem comum, um sobrevivente desesperado com o roubo de seu instrumento de trabalho e da ameça eminente e real de perder o emprego. DeSica faz um quadro real da classe trabalhadora urbana da época sempre assombrada pelo desemprego.

Ainda em 1948 vvertentes distintas do movimento surgem, o que de certo modo significa, um novo estágio, uma linha paralela de desenvolvimento. "La Terra Trema" deVisconti), pescadores da Sicília, interpretam eles mesmos, num filme rodado de maneira semi-documental, Francesco Rosi e Franco Zeffirelli são os assistentes de direção. O apelativo "Riso Amaro", de Giuseppe DeSantis, e a outra face,e para muitos esse filme marca o início do fim do neo-realimo, assim a estética engajada comprometida em desnudar as contradições da sociedade acaba sujeita à regras do mercado, provocando o declinio do movimento.

Na década de 50', o cenário é outro, a crise econômica-social diminui, a televisão ganha mais espaço, para enfrentá-la, o investimento no cinema é direciondo para o puro entretenimento escapista. Mais tarde, tantoFellini como Antonioni se afastam do Neo-Realismo ortodoxo e buscam na farsa e no drama existencial uma nova linha para delinear a Itália e seus questionamentos.

Neo-Realismo certamente deixou um legado que perdura, afinal, foi no cinema neo-realista que a ótica infatil foi reproduzida em meio a uma análise social, sem a censura auto-imposta dos adultos.A realidade foi capturada  sem disfarçes, desnudada, rodada em cenários naturais usando atores locais, velhinhos, trabalhadores humildes, "pessoas comuns" uma clara reação ao período fascista, mas no fim o retorno ao melodrama, o glamour escapista, acabaram selando o destino do movimento.


COMMENTS

Nome

ação,24,animação,1,arte,110,arte visual,35,Artistas,13,aventura,25,Berlim,6,Biografia,81,Cannes,7,CerimoniadoOscar,10,Cidadania,10,clássico,33,comédia,26,comportamento,7,culturapop,23,Desenhistas,17,Diretores,10,documentario,5,drama,142,Ecologia,1,Editorial,9,escritores,29,esporte,9,Festivais,7,ficção científica,9,Filme Estrangeiro,8,filmes,241,filosofos,6,Fotografia,10,Games,4,Gramado,16,guerra,11,light,19,livros,1,Melhor Ator,23,Melhor Ator Coadjuvante,27,Melhor Atriz,32,Melhor Atriz Coadjuvante,20,Melhor Diretor,39,Melhor Roteiro Adaptado,26,Melhor Roteiro Original,21,Montreal,11,musical,13,nacional,15,Oscar,131,Polêmicos,12,policial,29,Política,4,Poster,8,Premiados,178,romance,12,roteiristas,2,Sán Sebastian,5,saude,3,Signos,1,sociedade,2,Sundance,3,suspense,11,terror,3,TOP 100,35,Veneza,8,western,6,
ltr
item
CultSpot - Magazine Digital: Neo-realismo
Neo-realismo
http://4.bp.blogspot.com/-l9yH1KwHjq4/Uxj9T5ltD_I/AAAAAAAAC5k/QI08fgygWaI/s1600/bananaverde-350x245.png
http://4.bp.blogspot.com/-l9yH1KwHjq4/Uxj9T5ltD_I/AAAAAAAAC5k/QI08fgygWaI/s72-c/bananaverde-350x245.png
CultSpot - Magazine Digital
https://www.cultspot.net/2014/01/neo-realismo.html
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/2014/01/neo-realismo.html
true
6515622641582720076
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy