Cenário musical brasileiro

A música no Brasil parece ter morrido definitivamente. Particularmente, espero que esteja somente em estado letárgico ou catatônico, aguarda...



A música no Brasil parece ter morrido definitivamente.

Particularmente, espero que esteja somente em estado letárgico ou catatônico, aguardando que uma geração mais inteligente e crítica surja, pois a atual carece do cérebro que as anteriores tinham de sobra.

Até os grandes expoentes do passado não conseguem chegar perto de suas criações magnânimas, preferindo viver do passado, executando somente o que os consagraram, tanto em shows quanto em vários lançamentos de remix, releituras, acústicos de seus sucessos; às vezes, para variar, lançam releituras de outros artistas ou fazem uma reunião com um monte de gente tocando e/ou cantando as suas músicas, ou seja, fazem mais do mesmo.

Não creio que seja falta de talento, mas de inspiração. Artistas como Milton Nascimento, Chico Buarque, Titãs, Engenheiros do Havaí, não têm mais para quem tocar e não têm o que tocar. Isto porque são poucos aqueles que desejam pensar.

Mesmo os que viveram na época dos grandes artistas, hoje se rendem ao ritmo fácil e às histórias burras contadas nas letras das drogas atuais chamadas de grandes sucesso. A conclusão a que chego é a seguinte: a música perdeu o sentido.

Esta vertente das artes, era utilizada como forma de expressão e tinha um grande senso crítico, social e falava de várias coisas de forma sublime. O que dizer de uma música que tem em sua letra estas palavras: " O que me vale ser filho da santa? Melhor seria ser filho da outra. Outra realidade menos morta..."?

Peninha, em sua música: Sonhos, expõe sua decepção amorosa de forma sóbria, sem sofrimento e a termina bem: "...amanhã serei mais feliz". Ele foi traído e trocado, mas dá adeus à sua amada desejando-lhe felicidades; sem adotar a atitude melodramática e degradante de ir dormir na praça pensando nela.

As músicas atuais têm somente uma estrofe e um refrão, que são repetidos à exaustão. E o mais interessante é o sucesso alcançado. Certa vez, o "rei" cantou o seguinte: "Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes para se esquecer...". E este mesmo cara lança nos anos de 1990, se não me engano da década, uma música enaltecendo as gordinhas (não que elas sejam indignas disto, por favor) cantando: "Coisa bonita, coisa cheirosa! Quem foi que disse que tem que ser magra para ser formosa?".Eu sinceramente não ficaria lisonjeado em ser chamado de coisa. E este mesmo "rei" colocou a cereja de sua torta ao afirmar que Michel Teló faz música boa, que ele tem talento.

Aonde vamos parar, meu Deus do céu?!

O que Tião Carrero e Pardinho, Vieira e Vieirinha, Pena Branca e Xavantinho, entre outros, pensariam sobre o que a música sertaneja se tornou? Artistas como Renato Teixeira, Chico Lobo, Almir Sater, inclusive, adotaram a alcunha de caipiras para não terem as peças que compõe vinculadas às composições de corno que fazem sucesso atualmente (incluindo o famigerado sertanejo universitário, que traduzindo significa: música de bezerro ou corno novo).  Faço algumas concessões em relação ao sertanejo atual (ritmo este que detesto, como já se pode notar, assim como dor de barriga) e uma delas é a dupla Vitor e Leo, que fazem uma música boa e com simplicidade. Eles realmente são bons musicalmente.

Para não estender demais e me tornar pedante, não vou falar a respeito da porcaria realizada por Alexandre Pires, Jeito Maroto, Belo, Raça Negra, que também fazem música de corno e de dor de cotovelo tanto quanto os sertanejos. Mas há os que remam contra a maré e teimam em fazer algo de qualidade: Zeca Baleiro, Lenine, Maria Rita, Maria Gadu, Ana Carolina, Marisa Monte, Vander Lee,e por aí vai, mas eles parecem transitar pelo underground. São os marginais da música boa.

Não poderia terminar este texto sem citar os grandes artistas e poetas do funk.
O que dizer de algo que classifique a mulher de cachorra?
O que dizer das mulheres que aceitam e cantam tal classificação?
Alguns que me leem podem até dizer: " Mas isto é questão de gosto".
Eu contradigo veementemente. Não se trata de gosto, mas sim de desgosto. Ou antes de mau gosto.
E vivemos hoje em dia a consagração do mau gosto. A música deixou de ter propósito, além do mero entretenimento. E uma grande parte dos ouvintes seguem cantando: "Eu quero Tchu, eu quero Tcha..."

P.S.: Os caras que fizeram a música do Tchu, tcha, tcha, podem ser considerados verdadeiros gênios, pois conseguiram criar uma nova vertente, a música d2 ou 2d.
Uniram o desagradável com o degradante, fundindo o sertanejo com o funk, criando o sertafunk ou funknejo.

Podem escolher... Mas se a tarefa parecer penosa demais, não se preocupem, isto significa apenas que têm bom gosto suficiente para não saber qual dos nomes é o pior.

COMMENTS

Nome

ação,24,animação,1,arte,110,arte visual,35,Artistas,13,aventura,25,Berlim,6,Biografia,81,Cannes,7,CerimoniadoOscar,10,Cidadania,10,clássico,33,comédia,26,comportamento,7,culturapop,23,Desenhistas,17,Diretores,10,documentario,5,drama,142,Ecologia,1,Editorial,9,escritores,29,esporte,9,Festivais,7,ficção científica,9,Filme Estrangeiro,8,filmes,241,filosofos,6,Fotografia,10,Games,4,Gramado,16,guerra,11,light,19,livros,1,Melhor Ator,23,Melhor Ator Coadjuvante,27,Melhor Atriz,32,Melhor Atriz Coadjuvante,20,Melhor Diretor,39,Melhor Roteiro Adaptado,26,Melhor Roteiro Original,21,Montreal,11,musical,13,nacional,15,Oscar,131,Polêmicos,12,policial,29,Política,4,Poster,8,Premiados,178,romance,12,roteiristas,2,Sán Sebastian,5,saude,3,Signos,1,sociedade,2,Sundance,3,suspense,11,terror,3,TOP 100,35,Veneza,8,western,6,
ltr
item
CultSpot - Magazine Digital: Cenário musical brasileiro
Cenário musical brasileiro
http://4.bp.blogspot.com/-AfARLT1Hm1U/UzDuIZLNfcI/AAAAAAAADOs/03m__xK6Rlg/s1600/musicabrasileira.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-AfARLT1Hm1U/UzDuIZLNfcI/AAAAAAAADOs/03m__xK6Rlg/s72-c/musicabrasileira.jpg
CultSpot - Magazine Digital
https://www.cultspot.net/2014/03/cenario-musical-brasileiro.html
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/2014/03/cenario-musical-brasileiro.html
true
6515622641582720076
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy