Yasujiro Ozu

Yasujiro Ozu nasceu no dia 12 de Dezembro de 1903, foi influente cineasta Japonês e faleceu em Kamakma, no dia 12 de Dezembro de 1963 . Nasc...

y.ozu

Yasujiro Ozu nasceu no dia 12 de Dezembro de 1903, foi influente cineasta Japonês e faleceu em Kamakma, no dia 12 de Dezembro de 1963 .

Nasceu em Fukagawa, em Tóquio, filho de um comerciante de adubo, e foi educado num colégio interno em Matsuzaka, não tendo sido um aluno particularmente bem sucedido. Desde cedo se interessa pelo cinema e aproveita o tempo para ver o máximo de filmes que podia. Trabalhou por um breve período como professor, antes de voltar para Tóquio em 1923, onde se juntou à Companhia cinematográfica Shochiku.

Trabalhou,  como assistente de fotografia e de realização. Três anos depois, dirigiu o seu primeiro filme, Zange no yaiba (A espada da penitência), um filme histórico, em 1927. Os cinéfilos em geral indicam como primeiro filme importante Rakudai wa shita keredo de 1930. Realizou mais 53 filmes - 26 dos quais nos seus primeiros cinco anos como realizador e todos, menos 3, para os estúdios Shochiku.

Em Julho de 1937, numa época em que os estúdios demonstravam algum descontentamento com o insucesso comercial dos filmes de Ozu, apesar dos louvores e prémios com que a crítica o celebrava, é recrutado com 34 anos e servirá como cabo de infantaria, na China, durante dois anos. A sua experiência militar leva-o a escrever um extenso diário onde se inspirará mais tarde para escrever guiões cinematográficos.
O primeiro filme realizado por Ozu ao regressar, Toda-ke no Kyodai (Os irmãos da família "Toda" 1941), foi um sucesso de bilheteira e de crítica, em 1943 foi, de novo, alistado no exército para realizar um filme de propaganda em Burma, porém, foi enviado para Singapura onde passou grande parte do seu tempo assistindo filmes norte-americanos confiscados pelo exército, de acordo com Donald Richie, o filme preferido de Ozu era de Orson Welles, Citizen Kane.

Ozu começou por realizar comédias, originais no seu estilo, antes de se dedicar a obras com maiores preocupações sociais na década de 1930, principalmente ao focar dramas familiares (género próprio do cinema japonês, chamado "Gendai-Geki"). Outros temas caros ao mestre japonês são a velhice, o conflito entre gerações, a nostalgia, a solidão e inevitabilidade da decadência, como se verifica, de imediato, nos títulos dos seus filmes que evocam o passar do tempo: é frequente que os seus filmes terminem num local ou numa situação directamente ligada com o início, acentuando o carácter temporal  destas obras.

Trabalhou frequentemente com o argumentista  Kogo Noda; entre outros colaboradores regulares contam-se o director de fotografia Yuharu Atsuta e os atores Chishu Ryu e Setsuko Hara, os seus filmes começaram a ter uma recepção mais favorável a partir do final da década de 40, com filmes como Banshun (Pai e filha, 1949), Tokyo monogatari (  Era uma vez em Tóquio, 1953), considerado a sua obra prima, e Ochazuke no Aji ( O gosto do saké, 1952), Soshun ( Primavera prematura, 1956), Ukigusa (Ervas flutuantes, 1959) e Akibiyori (Dia de Outono, 1960). O seu último filme foi Sanma no aji (A rotina tem seu encanto, 1962). Morreu de cancro no seu 60.º aniversário e foi sepultado no templo de Engaku-ji em Kamakura.

Enquanto realizador era considerado excêntrico e declaradamente perfeccionista,  muitas vezes referido como o "mais japonês dos cineastas", o que não foi favorável para a sua divulgação no estrangeiro - só tardiamente se começou a mostrar a sua obra no ocidente, a partir da década de 60,  relutante a aceitar a revolução do cinema sonoro - o seu primeiro filme com som foi Hitori musuko ("Filho único"),  o seu primeiro  a cores foi também tardio: Higanbana (Flores do equinócio), em 1958.
Destaca-se, no seu estilo, um género de plano, filmado a baixa altura,  o que provoca um determinado efeito de identificação do espectador com o ponto de vista da câmara. Defendia insistentemente os planos estáticos, sem movimento da câmara e composições meticulosamente definidas que não permitiam aos atores dominarem individualmente a cena,  é também sua imagem de marca a frontalidade do plano: num campo-contracampo,  quando vemos alternadamente uma pessoa  falar com outra, dando a impressão que o ator se dirige ao espectador e não à personagem.

A influência de Ozu no cinema oriental é indubitável: Akira Kurosawa e Kenji Mizoguchi, que despertaram primeiramente a curiosidade cinéfila europeia em relação ao cinema japonês são, de certa forma, discipulos do seu estilo.
Verifica-se que muitos cineastas ocidentais tomaram Ozu como mestre. Wim Wenders filmou "Tokyo-Ga", um documentário sobre Ozu. Jim Jarmusch e Hal Hartley seguem de perto os seus ensinamentos, nos Estados Unidos da América. Em Portugal, João Botelho inspirou-se no seu filme "Viajem a Tóquio" para realizar "Um adeus português"


Filmografia:
Zange no yaiba ("Espada da penitência"), 1927
Wakodo no yume ( "Sonhos de juventude"), 1928
Hikkoshi fufu ( "Casal em mudanças"), 1928
Nikutaibi ( "Corpo belo"), 1928
Nyobo funshitsu ( "Esposa perdida"), 1928
Kabocha ( "Abóbora"), 1928
Wakaki hi ( "Dias de juventude"), 1929
Wasei kenka tomodachi ( "Amigos em luta"), 1929
Daigaku wa deta keredo ( "Graduei-me, mas..."), 1929
Tokkan kozo ( "Um rapaz sincero"), 1929
Takara no yama ( "A montanha do tesouro"), 1929
Kaishain seikatsu ( "A vida de um empregado de escritório), 1929
Rakudai wa shita keredo ( "Reprovei, mas..."), 1930
Erogami no onryo ( "O espírito vingativo de Eros"), 1930
Ashi ni sawatta koun ( "Sorte perdida" ou "A sorte tocou-me nas pernas"), 1930
Ojosan ("Jovem menina"), 1930
Sono yo no tsuma ("A esposa dessa noite"), 1930
Kekkongaku nyumon ( "Introdução ao casamento"), 1930
Hogaraka ni ayume ( "Anda alegremente"), 1930
Shukujo to hige ( A senhora e o seu favorito), 1931
Bijin aishu ( "Tristezas da beleza"), 1931
Tokyo no gassho ( "O coro de Tóquio"), 1931
Haru wa gofujin kara ( "A primavera vem das senhoras"), 1932
Otona no miru ehon - Umarete wa mita keredo ("Eu nasci, mas..."), 1932
Seishun no yume imaizuko ( "Onde estão agora os sonhos de juventude?"), 1932
Mata au hi made ( "Até ao dia do nosso reencontro"), 1932
Tokyo no onna ("Mulher de Tóquio"), 1933
Hijosen no onna ( "Rapariga usada como engodo"), 1933
Dekigokoro ( "Ilusão passageira"), 1933
Haha wo kowazuya ( "Uma mãe deve ser amada"), 1934
Ukigusa monogatari ( Uma história de ervas flutuantes"), 1934
Hakoiri musume ( "Uma donzela inocente", 1935
Tokyo no yado ( "Uma estalagem em Tóquio"), 1935
Daigaku yoitoko ( "É bom estar na escola" ou "Tóquio é um belo lugar"), 1936
Hitori musuko ( "Filho único"), 1936
Kikugoro no kagamijishi, 1936 (curta metragem )
Shukujo wa nani o wasureta ka ("Do que é que a senhora se esqueceu?"), 1937
Todake no kyoudai ( "Os irmãos da família Toda"), 1941
Chichi ariki ( "Era um pai"), 1942
Nagaya shinshiroku ( "Recordações de um cavalheiro aposentado"), 1947
Kaze no naka no mendori ( "Uma ave no vento"), 1948
Banshun ( Pai e filha), 1949,
Munekata kyoudai ( "As irmãs Munekata"), 1950
Bakushû ( "Também fomos felizes"; ing: Verão prematuro) 1951
Ochazuke no aji ( "O gosto do sakê"), 1952
Tokyo monogatari ("Contos de Tóquio" ou "Era uma vez em Tóquio") 1953
Soshun ("Primavera prematura")
Tokyo boshoku ( "O crepúsculo de Tóquio"), 1957
Higanbana ( "Flores do equinócio"), 1958
Ohayou ( "Bom dia"), 1959
Ukigusa ("Ervas flutuantes"), 1959
Akibiyori ( "Dia de Outono"), 1960
Kohayagawa-ke no aki ( "Fim de verão"), 1961

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