Jean-Paul Sartre

(Paris, 21 de Junho de 1905 - Paris, 15 de Abril de 1980) Jean-Paul Sartre filósofo e escritor existencialista que dizia vir a ex...




(Paris, 21 de Junho de 1905 - Paris, 15 de Abril de 1980)

Jean-Paul Sartre filósofo e escritor existencialista que dizia vir a existência antes da essência, assim o existencialismo que começa com Kierkegaard, inverte (prefiro subverte) o papel da filosofia, porque com Platão a linguagem filosófica tem a preocupação universal em detrimento do ‘particular’, com Satre, a existência toma seu lugar na discussão, partindo de questões cotidianas e caminhando em direção à universalidade.

Órfão de pai, Sartre sofreu influências da mãe e de seu avô Charles Schweitzer, que o iniciou na literatura clássica ainda cedo, seus estudos secundários em Paris, no Lycée Henri IV, onde vem a conhecer Paul Nizan.

Entre 1922 a 1924, estudou no curso preparatório do lycée Louis-le-Grand, época que despertou seu interesse pela Filosofia, influenciado pela obra de Henry Bergson, ingressando na École Normale Supérieure, onde conhece em 1929, Simone de Beauvoir que se tornaria sua companheira e colaboradora até o fim de sua vida.

Sartre e Beauvoir não formavam um casal comum com padrões da época, possuíam amantes e partilhavam confidências sobre suas relações com outros parceiros, este padrão de comportamento violava os valores e escandalizava a tradicional sociedade francesa.

Apresentado à fenomenologia de Husserl por Raymond Aron, Sartre fica fascinado e dedica-se a estudar filosoficamente cada aspecto da vida humana. Partindo para Berlim como bolsista do Institut Français, durante a viagem, conhece a obra de Martin Heidegger que se tornaria a base da primeira fase de sua carreira filosófica. 

De 1936 a 1939, leciona em Haia, Laon e Paris. Neste periodo escreve suas primeiras obras filosóficas: L'Imagination (A Imaginação - 1936) e La Transcendence de l'égo (A Transcendência do ego - 1937).
No ano de 1938 publica La Nausée (A Náusea), uma espécie de estudo de caso existencialista e que apresenta em forma de romance algumas das idéias que ele posteriormente desenvolveria em sua obra.

Em 1939 Sartre se engaja no exército francês e serve na Segunda Guerra Mundial como meteorologista, sendo aprisionado em Nancy no ano seguinte pelos alemães, permanecendo na prisão até abril de 1941. Ao voltar para Paris, alia-se à Resistência Francesa, onde conhece e se torna amigo de Albert Camus. contudo, sua participação na ‘Resistência’ não é aceita por todos e o filósofo Vladimir Jankélévitch o reprova por sua "falta de engajamento político" durante a ocupação alemã, e vê em seus posteriores combates em prol da liberdade uma tentativa de se redimir por esta atitude.

Em 1943 publica seu mais famoso livro filosófico, L'Être et le néant (O ser e o nada), ensaio de ontologia fenomenológica, em 1945, cria e passa a dirigir junto a Maurice Merleau-Ponty a revista Les Temps Modernes (Tempos Modernos), onde são tratados mensalmente os temas referentes à Literatura,
Filosofia,Política. 

Além das contribuições para a revista, Sartre escreve algumas de suas obras literárias mais importantes, sempre encarando a literatura como meio de expressão legítima de suas crenças filosóficas e políticas, seus livros e peças teatrais abordam temas sobre as escolhas que os homens tomam, frente às contingências às quais estão sujeitos, destacam-se a peça Huis Clos (Entre quatro paredes - 1945) e a trilogia Les Chemins de la liberté (Os caminhos da Liberdade) composta pelos romances L'age de raison (A idade da razão - 1945), Le Sursis (Sursis - 1947) e Le mort dans l'âme (Com a morte na alma - 1949), sendo esse o período mais prolífico de sua carreira, escrevendo ainda várias peças de teatro e ensaios.

Na década de 1950 assume uma postura política mais atuante e abraça o comunismo, tornando-se ativista e posicionando-se publicamente em defesa da libertação da Argélia, essa aproximação com marxismo inaugura a segunda parte da sua carreira filosófica em que tenta conciliar as idéias existencialistas aos princípios marxistas, escrevendo sua segunda obra filosófica de grande porte, La Critique de la raison dialectique (A crítica da razão dialética - 1960), em que defende os valores humanos presentes no marxismo e apresenta uma versão alterada do existencialismo que ele julgava resolver as contradições entre as duas escolas.

Considerado por muitos o símbolo do intelectual engajado, Sartre adaptava sempre sua ação às suas idéias e o fazia sempre como ato político e no ano de 1964 escreve Les Mots (As palavras), relato autobiográfico que seria sua despedida da literatura.

Após dezenas de obras literárias, ele conclui que a literatura funcionava como um substituto para o real comprometimento com o mundo, recusa o prêmio Nobel de literatura, pois segundo ele "nenhum homem merece ser consagrado em vida".

Jean-Paul Sartre faleceu no dia 15 de abril de 1980 no Hospital Broussais em (Paris), seu funeral foi acompanhado por mais de 50 000 pessoas, sendo enterrado no Cemitério de Montparnasse em Paris.

COMMENTS

Nome

ação,24,animação,1,arte,110,arte visual,35,Artistas,13,aventura,25,Berlim,6,Biografia,81,Cannes,7,CerimoniadoOscar,10,Cidadania,10,clássico,33,comédia,26,comportamento,7,culturapop,23,Desenhistas,17,Diretores,10,documentario,5,drama,142,Ecologia,1,Editorial,9,escritores,29,esporte,9,Festivais,7,ficção científica,9,Filme Estrangeiro,8,filmes,241,filosofos,6,Fotografia,10,Games,4,Gramado,16,guerra,11,light,19,livros,1,Melhor Ator,23,Melhor Ator Coadjuvante,27,Melhor Atriz,32,Melhor Atriz Coadjuvante,20,Melhor Diretor,39,Melhor Roteiro Adaptado,26,Melhor Roteiro Original,21,Montreal,11,musical,13,nacional,15,Oscar,131,Polêmicos,12,policial,29,Política,4,Poster,8,Premiados,178,romance,12,roteiristas,2,Sán Sebastian,5,saude,3,Signos,1,sociedade,2,Sundance,3,suspense,11,terror,3,TOP 100,35,Veneza,8,western,6,
ltr
item
CultSpot - Magazine Digital: Jean-Paul Sartre
Jean-Paul Sartre
http://1.bp.blogspot.com/-Lwm9TwBgHnI/VI4PNbMW8gI/AAAAAAAAGTw/nTscRBJfPzs/s1600/jeanpaulsatre.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-Lwm9TwBgHnI/VI4PNbMW8gI/AAAAAAAAGTw/nTscRBJfPzs/s72-c/jeanpaulsatre.jpg
CultSpot - Magazine Digital
https://www.cultspot.net/2014/12/jean-paul-sartre.html
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/2014/12/jean-paul-sartre.html
true
6515622641582720076
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy