Arthur Schopenhauer

Filósofo alemão irracionalista e romântico, Schopenhauer foi quem introduziu o Budismo e a filosofia indiana na metafísica alemã


Filósofo alemão irracionalista e romântico. Sua  principal obra  é: 'O mundo como vontade e representação", embora o seu livro Parerga e Paraliponema de 1851 seja o mais conhecido. Um fato importante é que Schopenhauer foi a maior influência, para aquele que seria o filosofo mais importante do século XX, Nietzsche.

Schopenhauer foi o filósofo que introduziu o Budismo e a filosofia indiana na metafísica alemã, entretanto, ficou mais conhecido por seu pessimismo e entendia o Budismo como uma confirmação dessa visão, fazendo então que Nietzsche criticasse o Budismo e o Cristianismo como doutrinas que, insatisfeitas com as mazelas do mundo, induzem a 'auto mortificação' em nome de uma moral artificial.

O pensamento de Schopenhauer parte de alguns pressupostos da filosofia kantiana, em especial de sua concepção de fenômeno, noção esta que o leva a postular que o mundo não é mais que representação. Dois polos inseparáveis são: 'o objeto', constituído a partir de espaço, tempo e o princípio de causalidade; por outro, a 'consciência íntima' e 'subjetiva' acerca do mundo, sem a qual este não existiria.

Schopenhauer rompe com Kant, uma vez que este afirma a impossibilidade da consciência alcançar a 'coisa em si', ou seja, a realidade não fenomênica. Segundo Schopenhauer, ao tomar consciência de si em nível radical, o homem se vê como um ser movido por aspirações e paixões, constituindo a unidade da vontade, compreendida como o princípio norteador da vida humana.

Schopenhauer inicia sua principal obra filosófica com? "O mundo é a minha representação". O principio de sua concepção filosófica é a de que o mundo só é dado à percepção como representação: o mundo, pois, é puro fenômeno ou representação. O centro e a essência do mundo não estão nele, mas naquilo que condiciona o seu aspecto exterior, na "coisa em si" do mundo, a qual ele denomina "vontade". Todas as coisas - seja orgânica, inorgânica, ou consciente - são formas da objetivação dessa vontade.

Schopenhauer percebe, analogicamente, esta mesma vontade presente em todos os seres, figurando como fundamento de todo e qualquer movimento; embora trabalhe com o conceito de vontade metaforicamente, no sentido de que, dentre todos os fenômenos, o fenômeno da vontade é o que mais se aproxima e melhor representa a natureza da 'coisa em si'; para Schopenhauer, a vontade como que corresponde à 'coisa em si', sendo, deste modo, o substrato último de toda realidade minimamente experimentável.

A vontade, segundo Schopenhauer, rigorosamente falando, não possui status metafísico no sentido clássico de algo situado além e fora da experiência, mas sim, na medida em que a experiência primeiramente é percebida de forma direta por nós em nós mesmos, compreendidos como "complexo intelecto-corporal" e, depois, analogicamente ou indiretamente, nos demais corpos/objetos, assim, o princípio dessa concepção seria, "o postulado da uniformidade da natureza em dimensão não fenomênica".

O valor das meditações críticas de Schopenhauer sobre a problemática da liberdade e da necessidade, no campo da ética moral e direito, de maneira sucinta, seria equivalente a dizer que não há como falar em liberdade no sentido de livre-arbítrio, por ser o homem determinado como todos os outros seres; a ilusão da liberdade repousa no fato da natureza fluida do "conhecimento ou o conjunto de representações", não na natureza do "querer", assim como na 'ignorância' ou à maneira peculiar e complexa do princípio da causalidade próprio à espécie humana.

Principais Obras
Sobre a raiz quádrupla do princípio da razão suficiente (1813).
O mundo como vontade e representação (1819).
Da Morte e Sua Relação com a Instrumentalidade do Nosso Ser-Em-Si (1819).
Metafísica do Amor (1819).
Sobre a Vontade da Natureza (1836).
Os Dois Problemas Fundamentais da Ética (1841).
Parerga e Paraliponema (1851).

Schopenhauer nasceu em Danzig no dia de 22 de Fevereiro de 1788 e faleceu em Frankfurt no dia 21 de Setembro de 1860.

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