Robert Capa

Capa ajudou a fundar a agência Magnum e também capturou as imagens mais comoventes da Segunda Guerra Mundial, mas a sua carreira de fotóg...


Capa ajudou a fundar a agência Magnum e também capturou as imagens mais comoventes da Segunda Guerra Mundial, mas a sua carreira de fotógrafo começa antes, no fim do ano de 1931, uma vez que consegue fotografar Leon Trótski, durante um congresso em Copenhague. Foi um dos mais célebres fotógrafos de guerra, cobrindo os mais importantes conflitos da primeira metade do século XX: a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial na Europa (em Londres, na Itália, a Batalha da Normandia em Omaha Beach, e a liberação de Paris), no Norte da África, a Guerra árabe-israelense de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina.

O aparecimento do nazismo e a religião judaica de Robert fazem com que em 1932 ele tenha que deixar Berlim, dirigindo-se para Viena e depois para Paris e é neste período que adota o nome profissional Robert Capa, embora o apelido tivesse origem no tempo de escola na Hungria, Cápa (pronuncia-se: tsápa), que significa Tubarão.

Durante os seus estudos secundários sente-se compelido pelos meios culturais marxistas. Fichado pela polícia e teve que se exilar em 1930 indo para Berlim onde se inscreve na Faculdade de Ciências Políticas e aproximando-se do meio jornalístico, indo trabalhar na "Dephot" - Deutscher Photodienst, a maior agência de jornalismo da Alemanha à época.

Em 1934 encontra Gerda Taro, e no ano seguinte ambos criam o personagem Robert Capa, repórter mítico de nacionalidade americana. O nome Robert Capa rapidamente fica célebre, mas logo se descobre que ele é um pseudônimo (seu nome verdadeiroera Endre Ernő Friedmann, nascido em 22 de outubro de 1913, Budapeste). Em 1936, Capa e Gerda Taro partem para o meio da Guerra Civil Espanhola, onde Gerda acaba falecendo ano seguinte.

Em 1938, Capa vai à China para fotografar o conflito sino-japonês, retornando à Espanha em 1940, logo que a França cai sob o jugo nazista. Parte para os Estados Unidos, onde começa a trabalhar para a revista Life e posteriormente vai para Inglaterra e depois para a Argélia.

Em Junho de 1944 participa no desembarque da Normandia, o Dia D. No pós guerra junto com David Seymour, Henri Cartier-Bresson e George Rodger, funda a Agência Magnum (constituída oficialmente em 1947), ocupando-se a principio na organização e estrutura.

Durante a Guerra Civil Espanhola, tirou a sua mais famosa foto "Morte de um Miliciano" foi feita em 5 de setembro de 1936 em Cerro Muriano, sendo veículada em 23 de setembro na revista francesa VU e um ano depois na revista americana Time.

Muitas dúvidas foram levantadas em relação à foto, a primeira contestação embasada cai sobre sua autenticidade e surgiu em meados dos anos 70, no livro A Primeira Baixa de Philip Knightley. O historiador Mario Brotons atribuiu o homem que é baleado na cena como sendo o anarquista Federico Borrell García, porém há dúvidas sobre a real identidade do soldado. O historiador espanhol Miguel Pascual acredita se tratar de uma montagem - os negativos nunca foram encontrados.

Um outro grupo ainda defende que a foto tenha sido feita por sua companheira, a alemã Gerda Taro. No livro "As Sombras da Fotografia" do professor de Comunicação da Universidade do País Basco, José Manuel Susperregui, argumenta-se que a foto teria sido encenada em Espejo, a cerca de 60 km de Cerro Muriano. Susperregui afirma ainda que, de acordo com suas pesquisas, e com auxílio de historiadores da região, o local não poderia ser Cerro Muriano por ser uma área de floresta com mais de um século, enquanto que Espejo se identifica quase que como de forma idêntica a paisagem reportada.

Segundo Cyntia Young do Centro Internacional de Fotografia, Robert essa interpretação teria sido feita pelos editores em Paris, ocasionando tal dúvida. Historiadores afirmam que não houve combate no início daquele mês em Espejo, a suposição de que foi um franco-atirador, segundo Susperregui, também é falsa, porque a distância entre os dois lados da guerra eram muito longe para que houvesse essa possibilidade, e que não há comprovação de franco-atiradores na região; além disso, Robert em entrevistas afirmou que foi uma rajada de metralhadora que atingiu o soldado.

Capa morreu na Guerra da Indochina, em 25 de maio de 1954, ao pisar uma mina terrestre. Seu corpo foi encontrado com as pernas dilaceradas. A câmera permanecia entre suas mãos.

COMMENTS

Nome

ação,24,animação,1,arte,110,arte visual,35,Artistas,13,aventura,25,Berlim,6,Biografia,81,Cannes,7,CerimoniadoOscar,10,Cidadania,10,clássico,33,comédia,26,comportamento,7,culturapop,23,Desenhistas,17,Diretores,10,documentario,5,drama,142,Ecologia,1,Editorial,9,escritores,29,esporte,9,Festivais,7,ficção científica,9,Filme Estrangeiro,8,filmes,241,filosofos,6,Fotografia,10,Games,4,Gramado,16,guerra,11,light,19,livros,1,Melhor Ator,23,Melhor Ator Coadjuvante,27,Melhor Atriz,32,Melhor Atriz Coadjuvante,20,Melhor Diretor,39,Melhor Roteiro Adaptado,26,Melhor Roteiro Original,21,Montreal,11,musical,13,nacional,15,Oscar,131,Polêmicos,12,policial,29,Política,4,Poster,8,Premiados,178,romance,12,roteiristas,2,Sán Sebastian,5,saude,3,Signos,1,sociedade,2,Sundance,3,suspense,11,terror,3,TOP 100,35,Veneza,8,western,6,
ltr
item
CultSpot - Magazine Digital: Robert Capa
Robert Capa
https://2.bp.blogspot.com/-ZYwWrZfhe9g/Vssz81gqsII/AAAAAAAAKe8/Hy-MikQCxEw/s320/capa-robert.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-ZYwWrZfhe9g/Vssz81gqsII/AAAAAAAAKe8/Hy-MikQCxEw/s72-c/capa-robert.jpg
CultSpot - Magazine Digital
https://www.cultspot.net/2016/03/robert-capa.html
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/2016/03/robert-capa.html
true
6515622641582720076
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy