Ponto de mutação - Fritjof Capra (AFCS)

Nossa Avaliação : 5.0 Fritjof Capra (1 de fevereiro de 1939) é natural de Viena, Áustria,  físico teórico e escritor, desenvo...


Nossa Avaliação : 5.0


fc
Fritjof Capra (1 de fevereiro de 1939) é natural de Viena, Áustria,  físico teórico e escritor, desenvolve trabalhos na promoção da educação ecológica.

Em 1966, fez seu doutorado em física teórica pela Universidade de Viena, e tem dado palestras e escrito extensamente sobre as aplicações filosóficas da nova ciência. Vive com a esposa e a filha em Berkeley, Califórnia, onde é o diretor do centro de educação ecológica.

Capra tornou-se mundialmente famoso com o livro 'O Tao da física', traduzido para vários idiomas, onde traça um paralelo entre a física moderna e as filosofias e pensamentos orientais tradicionais, como o taoista de Lao Tsé, o Budismo e o Hinduísmo, buscando os pontos comuns entre as abordagens oriental e ocidental da realidade. Outro livro seu tornou-se referência para o pensamento sistêmico: O Ponto de Mutação, publicado em 1983, o nome foi extraído de um hexagrama do I Ching.

Download PDF

Capra compara o pensamento cartesiano (reducionista e modelo para o método científico desenvolvido nos últimos séculos) ao paradigma emergente no século XX, holístico ou sistêmico, vê o todo como indissociável; o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento do organismo. As comparações são feitas em vários campos da cultura ocidental atual, como a medicina, a biologia, a psicologia e a economia o que permite a desconstrução de paradigmas antigos. O método reducionista, científico ou mecânico (cartesiano), reduz as potencialidades da realidade e as novas descobertas da física quântica abrem o campo psíquico ao nos mostrar um novo mundo de possibilidades a partir da consciência da sincronia dos acontecimentos e outros fatores, antes incríveis, e hoje provados cientificamente como a influência do observador no resultado do experimento.
 A nossa visão altera os acontecimentos. 
 O livro relata como as mudanças intensas e crises que o planeta e a humanidade estão passando são mutações energéticas de efeitos universais. Antes, no mundo antigo a concepção era predominantemente YANG - energia masculina, desta energia surge o patriarcado, o capitalismo e todo os métodos de dominação e exploração que quase devastaram o planeta, apesar dos múltiplos isso permitiu a repressão do lado YIN (hemisfério direito do cérebro, lado esquerdo do corpo - intuição), conduzindo-nos em um sistema de crenças que causou o desmatamento massivo das matas, florestas, e poluições de rios, escravidão humana e animal, reduzindo em muito a qualidade de vida no planeta, com a poluição e devastação ambiental.

Com a chegada deste ponto crítico (crise=transformação=mutação) as mudanças energéticas para a energia YIN - feminina, representada pelo feminismo, pela ecologia pela cooperação são, não apenas algo necessário, como também natural. A valorização de aspectos humanos que antes haviam estado ocultos ou reprimidos dentro de cada um de nós, relacionados a integração com o próximo e com o meio, nos permitirá viver novos tempos em que a sensibilidade e a visão de nossos corpos como campos de energia habitados pela consciência trará mais harmonia entre todos.
É a mudança de paradigmas imprescindível para que cheguemos a construir um mundo com mais igualdade.

Com precisão o autor relata estas duas polaridades presentes na matéria que se contrapõe e alternam em ciclos, e esta alternância serve para evoluir nossas percepções nos permitindo chegar à mais elevada consciência da Unidade, a essência por detrás de todas as aparentes contradições.

Obras:

  • O Tao da Física / The Tao of Physics (1975)
  • O Ponto de Mutação / The Turning Point (1982)
  • Sabedoria Incomum / Uncommon Wisdom (1988), um livro excepcional com idéias contemporâneas sobre ciência, metafísica, religião, filosofia e saúde.
  • Pertencendo ao Universo / Belonging to the universe: Explorations on the frontiers of science and spirituality (1991), livro que recebeu o American Book Award em 1992.
  • A Teia da Vida - Uma Nova Compreensão Científica dos Sistemas Vivos / The Web of Life - A New Scientific Understanding of Living Systems (1996)
  • As Conexões Ocultas - Ciência para uma Vida Sustentável (2002)
  • A Ciência de Leonardo Da Vinci

3 pessoas totalmente diferentes (um político, um ator e uma cientista) discutem sua visão em relação ao mundo,suas experiências, perspectiva da 'crise atual', as descoberta da ciência, da física, de que o velho modo "mecaniscista" de olhar a vida (pensando sobre a existência das coisas em termos de seus componentes) poderia ser substituído por uma visão mais holística.
item icon="fa fa-folder-open" title="Ficha Tecnica"
Direção: Bernt Amadeus Capra
Produção: Adrianna A. J. Cohen
Roteiro: Floyd Byars, Fritjof Capra
Elenco:
Ione Skye,
John Heard,
Liv Ullmann,
Sam Waterston
Fotografia: Karl Kases
Trilha Sonora: Philip Glass
Lançamento 1991
Duração: 111 min.

IMDb [lock] [/lock]
Ponto de Mutação
A Versátil apresenta o aguardado Ponto de Mutação - adaptação cinematográfica do físico Fritjof Capra - um dos maiores pensadores da atualidade - para seu best-seller - em que reflete sobre a sociedade contemporânea a partir de um paradigma holístico de ciência e de espírito.Na belíssima cidade medieval de Saint Michel - na França - uma física afastada do trabalho devido a conflitos éticos (Liv Ullmann - de Sonata de Outono); um candidato à presidência dos EUA derrotado nas eleições (Sam Waterston - de Gritos do Silêncio) e um poeta que acabou de viver uma decepção amorosa (John Heard - de Prison Break) se encontram e conversam sobre ecologia - guerra - políticas e filosofias alternativas para o século XXI.Com bela trilha sonora de Philip Glass - Ponto de Mutação é um filme inteligente que nos faz ver a realidade de outro modo.

COMMENTS

Nome

ação,24,animação,1,arte,110,arte visual,35,Artistas,13,aventura,25,Berlim,6,Biografia,81,Cannes,7,CerimoniadoOscar,10,Cidadania,10,clássico,33,comédia,26,comportamento,7,culturapop,23,Desenhistas,17,Diretores,10,documentario,5,drama,142,Ecologia,1,Editorial,9,escritores,29,esporte,9,Festivais,7,ficção científica,9,Filme Estrangeiro,8,filmes,241,filosofos,6,Fotografia,10,Games,4,Gramado,16,guerra,11,light,19,livros,1,Melhor Ator,23,Melhor Ator Coadjuvante,27,Melhor Atriz,32,Melhor Atriz Coadjuvante,20,Melhor Diretor,39,Melhor Roteiro Adaptado,26,Melhor Roteiro Original,21,Montreal,11,musical,13,nacional,15,Oscar,131,Polêmicos,12,policial,29,Política,4,Poster,8,Premiados,178,romance,12,roteiristas,2,Sán Sebastian,5,saude,3,Signos,1,sociedade,2,Sundance,3,suspense,11,terror,3,TOP 100,35,Veneza,8,western,6,
ltr
item
CultSpot - Magazine Digital: Ponto de mutação - Fritjof Capra (AFCS)
Ponto de mutação - Fritjof Capra (AFCS)
https://3.bp.blogspot.com/-UguJXrmywyQ/WEBb0q_Oc6I/AAAAAAAAL9Q/Vd0smQ4CgoMuG3qmSoIMsVHj0-lGN8foQCLcB/s1600/capra.jpeg
https://3.bp.blogspot.com/-UguJXrmywyQ/WEBb0q_Oc6I/AAAAAAAAL9Q/Vd0smQ4CgoMuG3qmSoIMsVHj0-lGN8foQCLcB/s72-c/capra.jpeg
CultSpot - Magazine Digital
https://www.cultspot.net/2016/12/ponto-de-mutacao-fritjof-capra-afcs.html
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/
https://www.cultspot.net/2016/12/ponto-de-mutacao-fritjof-capra-afcs.html
true
6515622641582720076
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy